A profissão de médico é uma das mais bonitas que existe, isso porque são os médicos que salvam tantas vidas e que permitem o acesso a tantos tratamentos!
O que seria da humanidade sem médicos?
Nada!
Apesar da profissão de médico ser regida por regulamentos extremamente criteriosos, e num passado recente pouco se falava em marketing para médicos ou sobre seus serviços, com a evolução tecnológica, muita coisa mudou.
E quando se fala sobre marketing para médicos, várias ações são contadas, principalmente na web.
Quando um paciente sente uma dor e procura por um médico, normalmente ele vai para os motores de busca, como o Google, por exemplo e busca:
- Especialidade do médico ( especialista em dor nas costas )
- Valor da consulta com cardiologista
- Localização da clínica (reumatologista em Campo Grande)
- Condições e ambiente da clínica ou consultório ( Fisioterapia alternativa)
- Popularidade do médico (maior especialista em cardiologia de Cuiabá)
1-Antes de fazer marketing para médicos, conheça quais são as regras do conselho de medicina
Os médicos podem fazer uso de várias técnicas do marketing, mas precisam estar atentos quanto às regras e proibições dadas pelo conselho.
Algumas dessas regras são:
- Não postar procedimentos do antes e depois.
- Não postar selfies com pacientes.
- Entre outros.
Então, como fazer marketing para médicos?
2-Defina seu público-alvo
Antes de entrar de cabeça no marketing digital para médicos, como um empreendedor da medicina você precisa fazer uma verificação de vários pontos, exemplo:
- Tipo do público-alvo: são adultos, crianças, idosos? Todas as faixas etárias?
- Qual a sua especialidade? Atende a necessidade do público escolhido?
- Levantamento das necessidades do público: O que eles buscam, o que temem e o que desejam?
- E atendimento das necessidades do público: quanto tempo dependerão do tratamento, qual o poder aquisitivo, dentre outros fatores.
Assim como um supermercado não pode nem deve vender remédios para seus clientes, o marketing para médicos precisa ser bem direcionado para o público alvo escolhido.
Nesse sentido é preciso fazer uma verificação minuciosa sobre o público que se deseja atender e as especialidades que estarão dispostas, para assim você empreender com sucesso com sua clínica médica ou empreendimento hospitalar.
3-Desenvolva uma boa identidade visual
Uma marca para ganhar forma precisa ser muito bem elaborada. De nada adianta investir em tantas outras coisas, se essa parte não for desenvolvida com a qualidade e transmitindo ao público a mensagem adequada para que entendam do que se trata.
Nesse sentido é sempre bom pesquisar bem uma empresa de marketing digital para médicos, e por meio de outros recursos, como exemplo: logomarca digital, seu consultório poderá encontrar soluções para tornar os materiais impressos e digitais mais interessantes, trazendo dessa forma, cor, vida e sentido ao seu negócio.
4-Segmente seus serviços pela internet
Como um especialista da área médica, você poderá e também deverá segmentar seus serviços e trabalhos ao fazer algum tipo de anúncio na internet.
Essa definição vem por meio de uma série de respostas que deverá dar sentido ao público, exemplo:
- Localidade do público.
- Tags.
- Idade.
- Perfil feminino ou masculino (ambos os casos).
- Etc.
5-Conheça suas forças e pontos a melhorar
Não existe nenhum ser humano perfeito, por isso, todos possuem forças e pontos a melhorar. Isso quer dizer que por meio da análise de SWOT, o médico conseguirá saber de forma detalhada onde, como e quando pode aperfeiçoar-se cada vez mais em vários aspectos de sua personalidade e profissão, e da mesma forma como pode se engajar ainda mais, com o que tem como destaque profissional.
6-Crie um blog que agregue valor à vida das pessoas
Por meio da criação de um blog, onde poderão ser dispostas várias informações sobre medicina e saúde, informando aos leitores/ clientes sobre as novidades do nicho, e de forma sutil, divulgando o que e como médico e especialista pode ser feito, é outra forma de evidenciar os diferenciais médicos.
Além disso, também há outras opções para se destacar com o marketing médico através de:
7-Invista em tecnologia para sua rede de atendimento
O uso da tecnologia é indispensável para o sucesso de sua estratégia de marketing para médicos. Por exemplo, você já pensou em utilizar um CRM para monitorar cada paciente e ter ciência sobre aqueles que não aparecem para uma consulta já há um longo período de tempo?
Mesmo que um paciente demonstre (devido à sua ausência por um longo período) não ter mais interesse em retornar a sua clínica, você é capaz de recuperá-lo com o tempo com pequenas ações e gestos simples para demonstrar que se importa com ele.
Que tal a criação de uma campanha online com o slogan: “nós sentimos sua falta” para enviar aos pacientes do passado?
As estratégias de marketing online para médicos são importantes, porém, é preciso mais do que uma presença virtual para persuadir as pessoas a retornarem ao seu consultório médico e ainda indicar você aos amigos e à família para que passem a se consultar com você. Existem muitas formas simples, rápidas e baratas de transmitir uma mensagem positiva sobre sua clínica médica.
Continue acompanhando nosso blog, pois falaremos muito sobre estratégias de marketing para médicos.
8-Ter um atendimento voltado para o ambiente físico e virtual
Os pacientes precisam de alternativas para estarem sempre em contato com a sua marca e com o seu consultório. Por isso, você deve oferecer alternativas para que os mesmos sejam atendidos de forma rápida e direta pela sua equipe.
Uma ótima alternativa para isso, é investir na construção de um site para a sua clínica médica.
Pense, se você está lendo este artigo, você sabe a importância de sua clínica médica ter um site, onde além de você integrar o blog que citamos acima, você pode:
- falar sobre suas especialidades;
- disponibilizar uma agenda virtual para um pré-agendamento de consultas;
- deixar um chat a disposição de seus pacientes para questões urgentes;
Enfim, seu site, é o seu consultório virtual onde todos saberão tudo sobre você e seu empreendimento médico e ainda poderão manter um relacionamento mais próximo com você. Seu site, deve ser uma extensão do seu consultório e um reflexo do cuidado que você tem por cada paciente – tão acolhedor quanto informativo.
9-E, por fim, criar um canal de comunicação eficiente e simples para seus pacientes
Você pode ampliar seu atendimento, melhorando a sua comunicação com seus pacientes através do uso da tecnologia, tais como:
- Use o e-mail para lembrar os seus pacientes sobre um check-up semestral ou anual, por exemplo.
- Crie um relacionamento com seus pacientes através do Watsapp, para lembrá-los, por exemplo, sobre a importância de tomar remédios de uso contínuo sempre no mesmo horário, ou lembrá-lo sobre uma consulta, etc.
Conclusão
Haverão vários avanços na tecnologia médica este ano. Mais do que nunca, os profissionais da medicina terão que utilizar as estratégias de marketing para médicos e assim ficar em destaque em 2017. Com os avanços da tecnologia, os consumidores agora têm acesso a mais informações do que nunca. Isto significa que a escolha de um médico já não é uma escolha aleatória ou arbitrária.
Ao escolher um médico, ao invés de pedir a recomendação de um amigo ou familiar, os pacientes agora têm o luxo de procurar informações sobre o médico online. Assim, a presença online de um médico, diante de uma estratégia de marketing digital para médicos bem estruturada, terá um peso muito grande, talvez determinante na escolha de um paciente pelos serviços oferecidos, frente às sua necessidades.
Os avanços na tecnologia trazem inúmeros benefícios, tanto para pacientes quanto para médicos, de um modo geral. No entanto – ainda é muito importante para os pacientes sentirem confiança total em seu médico e não apenas naquilo que eles leem na web sobre os mesmos. Porém, é muito importante também lembrar que, embora a tecnologia nunca poderá substituir um médico , a tecnologia pode pode fornecer suplementos úteis para todos.
Pense nisso Doutor e muito boa sorte ao empreender na medicina!
Até a próxima!